Carrocinhas

938511Carrocinha é o nome dado aos veículos que os Centros de Controle de Zoonoses do Brasil, usam para capturar animais errantes. Os CCZs também recebem animais entregues por seus donos, descartados pelas mais diversas razões, mas que no fim das contas tem apenas um nome: Abandono.

As instalações da grande maioria desses canis públicos são precárias e esse fato, por si, já configura maus tratos aos animais apreendidos. O cambão (instrumento usado para laçar os animais), quando usado por pessoal sem preparo – o que representa a grande maioria dos casos – pode deslocar o maxilar, quebrar dentes ou mesmo causar danos na coluna, fraturas nas patas e até mesmo a morte do animal.

Existem SIM soluções para o extermínio de animais. Posse responsável, esterilização de animais em massa, encaminhamento de animais para adoções, criação de programas onde animais atuem como elemento terapêutico para pessoas doentes.

Apoio a centros de treinamento especializado para os cães recolhidos, para servirem como Companheiros e guias de deficientes físicos, etc. E mais importante que tudo, é preciso boa vontade política.